Você sabia que a pele é nosso maior órgão no corpo? E como tal, precisa de atenção, dedicação e cuidados.
Primeiro você deve identificar seu tipo de pele. Procure um dermatologista para confirmar o seu.
· Pele mista: geralmente fica oleosa com o passar do dia, na testa, nariz e queixo. Produtos à base de aloe vera são indicados, pois retira a oleosidade sem ressecar. A hidratação pode ser feita com retinol, um derivado da vitamina A.
· Pele oleosa: costuma ter acne e, em poucas horas do dia, fica oleosa. Esse tipo de pele precisa de atenção especial, com produtos oil free. Para controlar, o ideal são produtos com enxofre, chá verde e adstringentes.
· Pele seca: raramente tem espinhas ou cravos, mas tem pontos ressecados e que podem até descamar. Esse tipo de pele precisa de ainda mais hidratação e geralmente produtos com mel, leite ou aveia são recomendados.
· Pele normal: mesmo tendo aspecto de pele boa, é sempre indicado manter os cuidados de limpeza e hidratação. Ela pode ficar oleosa ou seca por alguns fatores adversos como clima, estresse ou alimentação.
Sabendo seu tipo de pele, fica muito mais fácil encontrar os produtos necessários.
Mas há alguns hábitos que você pode adotar, mesmo sem saber qual é seu tipo de pele. Nós separamos os 3 principais:
Limpeza
É importante limpar a pele muito bem, ao acordar e antes de dormir. Use o sabonete indicado para o seu tipo de pele e não misture sabonete de corpo com de rosto, cada um tem sua função. Se você usa maquiagem, um bom demaquilante também pode ser útil para turbinar a limpeza.
Esfoliação
Para remover sujeiras mais profundas dos poros e células mortas, recomenda-se uma esfoliação de 1 a 2 vezes por semana. Além de retirar marcas de espinhas e restos de pele ressecada, ela vai deixar a pele livre daqueles pontinhos pretos que tendem a virar cravos.
Proteção
Usar protetor solar evita muitos problemas, como melasma, manchas, etc. E não há desculpas para não usar. São muitos tipos, como em gel, toque seco, creme, spray, etc. Com certeza um se adaptará à sua pele. Proteja a pele do sol até mesmo em dias nublados. E lembre-se: é tudo questão de hábito!