Os dois tipos apresentam vermelhidão, coceira e elevação na pele, mas você sabe qual a diferença entre estas formas de cicatriz?
*A cicatriz hipertrófica (figura 1), tem uma aparência elevada na pele, entretanto, não ultrapassa as margens da cicatriz. Esse tipo de cicatriz surge devido a produção aumentada e desorganizada de colágeno cicatricial.
*O queloide (figura 2) é uma cicatriz que ultrapassa os limites da cicatriz inicial, tende a crescer, expandir e só aumentar com o passar dos anos. Isso porque há uma produção excessiva e patológica de colágeno cicatricial que interfere no funcionamento normal da cicatrização fisiológica.
O tratamento da cicatriz hipertrófica normalmente é iniciado com produtos tópicos e com fitas de silicone sem medicação, pois o simples fator mecânico da pressoterapia ajuda na degradação do colágeno excessivo. Já o tratamento da cicatriz queloidiana, na maioria dos casos, é cirúrgico e associado a betaterapia.
Texto de: Renata Munhoz Marangon Fisioterapeuta Dermatofuncional Crefito 52.389-F Instagram: @cirurgiaplasticaeposoperatorio